terça-feira, 11 de agosto de 2009

DIA DO ADVOGADO, DO GARÇON, DO ESTUDANTE, DA CONSCIÊNCIA NACIONAL, DA PINTURA, DA TELEVISÃO, DA LOGOSOFIA E DE SANTA CLARA!!!

No dia 11 de agosto de 1827, D. Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país: um em São Paulo e o outro em Olinda, este último mais tarde transferido para Recife. Até então, todos os interessados em entender melhor o universo das leis tinham de ir a Coimbra, em Portugal, que abrigava a faculdade mais próxima. Na capital paulista, o curso acabou sendo acolhido pelo Convento São Francisco, um edifício de taipa construído por volta do século XVII. As primeiras turmas formadas continham apenas 40 alunos. De lá para cá, nove Presidentes da República e outros inúmeros escritores, poetas e artistas já passaram pela escola do Largo São Francisco, incorporada à USP em 1934. Cem anos após sua criação dos cursos de direito, Celso Gand Ley propôs que a data fosse escolhida para homenagear todos os estudantes e jurista. Foi assim que nasceu o Dia do Estudante, em 1927.
Oração do Estudante Senhor, eu sou estudante, e por sinal, inteligente. Prova isto o fato de eu estar aqui, conversando com você. Obrigado pelo dom da inteligência e pela possibilidade de estudar. Mas, como você sabe, Cristo, a vida de estudante nem sempre é fácil. A rotina cansa e o aprender exige uma série de renúncias: o meu cinema, o meu jogo preferido, os meus passeios, e também alguns programas de TV . Eu sei que preparo hoje o meu amanhã. Por isso lhe peço, Senhor, ajuda-me a ser bom estudante. Dê-me coragem e entusiasmo para recomeçar a cada dia. Abençoe a mim, a minha turma e os meus professores. Amém!!!
* Agradecer e confirmar presença,hoje a noite, na posse dos Juristas e Professores Adilson Gurgel, Paulo Lopo Saraiva e Arthúnio Maux, na Academia de Letras Jurídicas do RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário