quarta-feira, 4 de agosto de 2010

II COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA DE 18 À 22 DE OUTUBRO - CAMPINA GRANDE/PB

(WEBSITE: http://www.ufcg.edu.br/~historia/iicih/) APRESENTAÇÃO O II colóquio Internacional: Fontes históricas, Ensino e História da Educação, que será promovido pelo Programa de Pós Graduação em História, em parceria com a Unidade Acadêmica de História e Geografia, representa um momento significativo no quadro de pesquisas que revitalizam dimensões ligadas à subjetividade, ao ensino de história na contemporaneidade e às pesquisas na área de história da educação, especificamente a educação patrimonial, a educação afro-brasileira, educação indígena e à educação ambiental. Na segunda edição do nosso Colóquio Internacional de História, pretendemos repetir o mesmo sucesso do I Colóquio estabelecendo um diálogo com pesquisadores envolvidos com a produção do conhecimento no campo da pesquisa sobre, ensino de história e da história da educação, nos quais esses dois eixos temáticos ganharam visibilidade tanto nas pesquisas do nosso corpo docente, quanto nas pesquisas do corpo discente nos últimos anos e, notadamente, em todo o Brasil e em outras instituições internacionais. O referido evento será, também, um espaço de comemoração e reflexão dos 30 anos do curso de História da UFCG. As experiências de investigação com múltiplas fontes documentais por parte dos corpos docente e discente de História da UFCG nos fizeram pensar esse Colóquio. Dessa forma, cada Simpósio Temático, Mesa Redonda, Palestra ou Conferência foi pensada com o objetivo de conectar energias, diminuir tensões e instaurar laços de compartilhamento e de trocas acadêmicas entre pesquisadores de instituições nacionais e internacionais. Em tempos de globalização, este encontro se propõe a pensar sobre as políticas de verdades vigentes na academia buscando um ensino de história que possa contribuir com a reflexão de valores sobre a multiplicidade de temáticas que são históricas e que estão fluindo na contemporaneidade com novas referências, como a discussão dos sujeitos e suas etnias, suas sexualidades, seus gêneros, suas identidades, seus corpos, suas honras, sua moral, e tantas outras atribuições construídas para sujeitos, refletindo a naturalização desses lugares. As pesquisas dessas fontes e de outras podem contribuir para uma qualificação do ensino de história em que os sujeitos possam pensar os lugares construídos historicamente sobre si. Nesse sentido, a discussão da cidadania sai da questão do pensamento moderno, liberal e problematiza como este pensamento navegou por vários campos para construir um cidadão voltado para cumprir normas e aceitar procedimentos. Na contemporaneidade são os sujeitos que estão em ebulição sobre a invenção de si e cabe ao ensino de história captar esforços para dar sua contribuição. OBJETIVOS Promover a sistematização, atualização e aprofundamento das discussões sobre os tipos de fontes documentais e as metodologias aplicadas na contemporaneidade, o seu uso e abuso no campo do ensino de historia de diferentes disciplinas e da historia da educação. Possibilitar intercâmbio entre pesquisadores da graduação e da pós-graduação em História da Universidade Federal de Campina Grande com demais centros do país no que se refere ao ensino de historia e da historia da educação. INSCRIÇÕES E SUBMISSÃO DE TRABALHOS Os valores correspondentes às TAXAS/CATEGORIAS listadas abaixo devem ser depositados no: Banco do Brasil, Agência 1591-1, Conta Poupança 19.218-X, Var 01 (Regina C. G. Nascimento). Os comprovantes da inscrição terão que ser digitalizados e enviados para o e-mail geral do evento iicih.ufcg@gmail.com . Depois de realizado o pagamento das taxas em qualquer modalidade de participação no evento, os valores não poderão ser devolvidos. Taxas/Categorias - Professores e Pesquisadores estrangeiros e brasileiros, autores e co-autores: R$ 80,00 - Alunos de Pós-Graduação, autores e co-autores: R$ 50,00 - Alunos de Graduação e graduados com apresentação de trabalhos em forma de pôster, autores e co-autores: R$ 30,00 - Alunos de graduação e público em geral sem apresentação de trabalhos: R$ 10,00 - Mini-curso: R$ 20,00 - Professores de rede de ensino: R$ 30,00 Observações: Os pesquisadores co-autores dos trabalhos aprovados terão que ter formalizado o pagamento da sua taxa de inscrição em uma das categorias acima. Alunos de Graduação só poderão propor trabalhos se estiverem sob a orientação de professores das instituições em que estão matriculados.

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