JOAQUIMTUR - Lembra que Fé e Alegria se misturam no São João de Assú/RN

Com uma festa musical e outra religiosa, o município de Assu, localizado no Estado do Rio Grande do Norte, possui um dos eventos de São João mais tradicionais do Nordeste. Os relatos de moradores e autoridades locais dão conta de que as homenagens a São João Batista, feitas no município, ocorrem há mais de 280 anos. Para os religiosos e também os turistas que apreciam as manifestações regionais, um dos momentos mais marcantes é a encenação (ao ar livre) do espetáculo teatral "Oratório de João na Terra da Poesia", no qual artistas locais contam a vida do apóstolo João Batista. As apresentações ocorrem nos dias 22 e 23 de junho, este último a noite de São João. A cidade localizada a 200km da capital Natal se destaca também pela intensa religiosidade e devoção a São João, que o padroeiro local.

Este ano, a abertura se dará no dia 13 de junho, com um festival de quadrilhas juninas. No dia seguinte, uma procissão motorizada, seguida de missa solene em homenagem a São João Batista. A saída será feita do Batalhão da Polícia Militar e o cortejo seguirá pelas principais ruas da cidade.

Em cada dia de festa (de 13 a 24 de junho), a programação será diversificada e dividida em atrações regionais, nacionais e cerimônias religiosas. Entre os principais artistas que se apresentarão em Assu, destaque para Mastruz Com Leite, Aviões do Forró e Forró do Muído.

Na Praça São João Batista são armados dois palcos que animam a população até o dia clarear. No palco de maior estrutura passam os grandes nomes do forró nacional.

Durante todo o período de festas em Assu, as noites são temáticas e de homenagens. Entre os agraciados estão as famílias, os agricultores, os motoristas, as crianças, os adolescentes, entre outros.

Outro momento tradicional dos festejos da cidade é a Passagem do Ramalhete, quando o padre da paróquia local entrega flores para o homenageado do dia.

Mais informações www.assu.rn.gov.br/saojoao2011

** http://viagem.uol.com.br/especiais/festas-juninas/ultnot/2010/06/01/fe-e-alegria-se-misturam-no-sao-joao-de-assu-no-rio-grande-do-norte.jhtm

Comentários

Postagens mais visitadas