PRÓXIMO DOMINGO - 19/06 - CORRIDA DA MAIORIDADE E CAMINHADA DA MELHOR IDADE DO INSS - NATAL/RN

INSS comemora 21 anos no dia 19 de junho

Em meio a muitas festividades, domingo dia 19 de junho, a Gerência Executiva do INSS em Natal, vai comemorar os 21 anos de existência do INSS com a "Caminhada da Melhor Idade do INSS" que terá um percurso de 3 km, largando do Parque das Dunas em Natal, onde serão realizadas todas as demais atividades. Constam da programação, shows folclóricos, música, sorteio de brindes, serviços, dicas de saúde e distribuição de lanches para os participantes.

Além de Natal, as Gerências Executivas do INSS de Recife, Rio de Janeiro, Brasília, São Paulo, Florianópolis, Porto Alegre, Curitiba e Belo Horizonte, realizarão diversas comemorações pelo aniversário de 21 anos do INSS, inclusive com "Corridas da Maioridade".

As inscrições, estarão abertas até o dia 15 de junho, no andar térreo do INSS, na rua Apodi, 2150, Tirol e pela internet, no site www.corridadamaioridade.com.br, bastando doar 1 lata de leite em pó ou 1 kg de alimento não perecível (feijão ou arroz).

A realização do evento é de responsabilidade da Associação Nacional dos Servidores da Previdência e da Seguridade Social - ANASPS, com o apoio do INSS e demais patrocinadores entre instituições públicas e privadas.

O INSS foi criado em 27 de junho de 1990. Sua missão é garantir proteção ao trabalhador e sua família, por meio de sistema público de política previdenciária solidária, inclusiva e sustentável, com o objetivo de promover o bem estar social.

Dados do último mês de maio indicam que são mantidos no Rio Grande do Norte, 483 mil 306 benefícios no valor total de R$ 275, milhões. Destes, 249 mil 272 são benefícios rurais, sendo 55,9 % aposentadorias por idade. O pagamento é feito, mensalmente e em dia, direto para o segurado que beneficia o comércio local e chega aos cofres públicos em forma de impostos, superando o FPM da maioria dos municípios do estado. O INSS vem melhorando cada vez mais a prestação dos serviços previdenciários por meio de: Agendamento Eletrônico com dia e hora marcados, permitindo a extinção de filas; Tempo máximo de 30 minutos para a Concessão de Aposentadoria de Trabalhadores Urbanos e Salário Maternidade; encaminhamento de Cartas-aviso de Aposentadoria por Idade aos trabalhadores urbanos que completam as condições mínimas previstas em lei. Uma outra prestação de serviços importante é o Programa de Educação Previdenciária que informa e orienta a população sobre os serviços e benefícios da Previdência Social, formando disseminadores e multiplicadores e está à disposição de entidades e instituições públicas e privadas. O INSS está presente em 19 municípios do RN, por meio de agências da Previdência Social e o plano é construir mais 14 agências em municípios com mais de 20 mil habitantes.

PARQUE DAS DUNAS

O Parque das Dunas é a primeira Unidade de Conservação Ambiental Implantada no Estado do Rio Grande do Norte. Criado em 1977, o Parque está situado em Natal e ocupa uma área de aproximadamente 1.172 há, entre os bairros de Mãe Luiza, Capim Macio e Ponta Negra, estabelecendo-se ao longo da Via Costeira.

Trata-se do segundo maior Parque Estadual Urbano do Brasil, superado em tamanho, apenas pela Floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro.

O “Bosque dos Namorados”, área do Parque das Dunas destinada ao uso público, dispõe de toda infra-estrutura para o desenvolvimento de atividades de pesquisa científica, educação ambiental, lazer e turismo ecológico.

Qual a importância do Parque?

O Parque das dunas é uma área de importância vital para a qualidade de vida da população de Natal. As dunas são responsáveis pela realimentação e proteção do lençol de água subterrâneo que abastece parte da Cidade do Natal.

A vegetação fixadora das dunas impede que as areias se movam impulsionadas pelo vento, soterrando áreas urbanizadas, além de contribuir para amenizar o clima da cidade.

A flora está representada por mais de 250 espécies nativas.

As belas paisagens que se sucedem sobre as dunas, com sua grande diversidade de animais e plantas, proporcionam visuais de extremas belezas

Através de preservação deste ecossistema, as gerações presentes e futuras terão a oportunidade de conhecer a fauna e a flora nativas, como algumas espécies já em processo de extinção.

* "O convite veio por parte de minha amiga Leide Câmara, que infelizmente nõa poderei prestigiar por esta fora de nossa cidade neste fim de semana, mas a matéria esta publicada, conforme prometido." Joaquim Jr

Comentários

Postagens mais visitadas