JOAQUIMTUR DIZ: Viva os Festejos dos Santos REIS!!!

Programação especial marca Dia de Reis hoje

Publicação: 06 de Janeiro de 2012 às 00:00
tamanho do texto A+ A-

Os moradores do bairro de Santos Reis estão em festa hoje, dia de Reis, padroeiros do bairro. A festa, a primeira religiosa realizada no ano, em Natal, teve início na última segunda-feira, dia 02.

Hoje, às 6h - feriado na capital - será realizada a Alvorada no santuário. Às 7h será iniciada a Missa dos Enfermos e, às 9h, a Missa dos Peregrinos.

O ponto máximo dos festejos será a procissão, onde o carro do Corpo de Bombeiros vai levar réplicas das imagens dos Reis Magos, acompanhadas de milhares de fiéis a pé, entre os bairros de Santos Reis, Rocas e Praia do Meio. Na volta do cortejo, uma missa campal celebrada no santuário encerrará os festejos religiosos. A missa será realizada pelo Bispo Dom Matias Patrício.

De acordo com Ana Verônica, coordenadora responsável pelos ministros da eucaristia do santuário, a festa dos Santos Reis faz parte do Patrimônio Natural da cidade do Natal e as três imagens dos Reis Magos, que ficam no altar do santuário pertencem ao Patrimônio Histórico da União e por isso réplicas foram criadas há quatro anos para que sejam levadas durante a procissão.

Em função do feriado de hoje, a população deve ficar atenta a mudanças no funcionamento do comércio, no expediente bancário e no sistema de transportes.

COMÉRCIO

Em função do feriado de Dia de Reis, os municípios de Natal, Canguaretama, Martins e São José do Campestre não terão expediente bancário nesta sexta-feira. Na capital, o comércio também vai funcionar em horário especial. O comércio de rua terá ponto facultativo e apenas algumas grandes lojas anunciaram funcionamento. Os shoppings funcionam em horário especial e os supermercados estarão abertos em horário normal. Já as repartições públicas não funcionarão, com exceção dos serviços e essenciais como hospitais e Polícia Militar.

TRANSPORTE

Já os ônibus e opcionais terão tarifa com 50% de desconto para os usuários nas viagens urbanas. O Executivo Municipal estabeleceu a aplicação da Tarifa Social de Transporte (TST) nos feriados municipais, abrangendo assim mais dias durante o ano de 2012. Antes, o benefício na meia passagem somente valia nos feriados nacionais e no Dia de Nossa Senhora da Apresentação, Padroeira da Cidade do Natal. Com a mudança o desconto de 50% na tarifa da passagem vai passar a valer também para os feriados municipais.

A CBTU informou que o Sistema de Trens Urbanos de Natal não funcionará hoje, devido ao feriado. O sistema estará disponível novamente amanhã, dia 7, a partir das 05h20, apenas na Linha Norte, no percurso Ceará-Mirim/Natal/Ceará-Mirim.

Na segunda-feira (9), o sistema volta a operar nas linhas norte e sul, onde o primeiro trem sai de Ceará-Mirim com destino a Natal às 5h20 e para a linha sul com destino a Parnamirim, sai ás 6h45, partindo da Estação Natal, no bairro da Ribeira.

SERVIÇO

A programação da festa e o funcionamento do comércio nesta sexta-feira:

Programação religiosa

06h - Alvorada

07h - Missa dos Enfermos

11h - Batizados

16h - Procissão com imagens

dos Três Reis Magos.

Percurso:

Saindo da Praça Wilson Miranda, João Carlos de Souza, Cel. Flamínio, Avenida 25 de Dezembro, Av. Prof. José Mequíades e Praça Berta Guilherme.

17h30 - Missa de encerramento

20h - Banda Católica Swing do Alto

22h - Banda Solideo

Comentários

Postagens mais visitadas