NO DIA DO FOLCLORE - "PENSO CASCUDO, DANÇO ARIANO"

O Grupo de Dança Popular do Colégio Marista de Natal se apresenta no próximo sábado, às 19h, no Teatro Irmão Chanel, na própria escola.
Na ocasião, serão homenageadas 37 pessoas ligadas à cultura do Rio Grande do Norte e do Colégio Marista. O evento comemora os 15 anos do único grupo de dança popular instituído dentro de uma escola em Natal, nos moldes profissionais. "O contexto da dança popular na educação é muito difícil em nossa cultura, principalmente, aqui no Rio Grande do Norte. Mas, graças a Deus, ao apoio fundamental do colégio e a muita determinação conseguimos conquistar este espaço e no sábado vamos comemorar 15 anos de existência.
Começamos em 1994 com um projeto audacioso para a época, à pedido do Irmão Inácio Dantas, e estamos aí ", comemora o professor pór-graduado em dança popular pela UFRN e membro da Comissão Norte-rio-grandense de Folclore, Artur Garcez, que está à frente do grupo nestes 15 anos. No espetáculo 37 pessoa ligadas à cultura do Estado serão homenageadas
Para o Irmão José Nilton Dourado da Silva, diretor da escola, a comemoração pelos 15 anos do Grupo de Dança Popular do Marista de Natal vai bem mais além do simples aniversário. Segundo ele, “o aspecto cultural é um dos pilares do Marista, desde sua fundação, não só aqui no Brasil, mas em todo o mundo. Prezamos pela formação cultural, esportiva, espiritual e intelectual de nossos alunos. Somos uma instituição que se preocupa com o todo.
O Grupo de Dança Popular é mais uma cristalização dessa filosofia. E chegar a maioridade representando a escola até em eventos internacionais também se deve muito a dedicação dos alunos e aos coordenadores e professores, em especial, ao professor Artur Garcez. Este grupo adquiriu uma extensão muito além dos muros da escola e resgata a cultura popular do Nordeste brasileiro”. De acordo com Artur, durante a apresentação especial do próximo dia 22 pais dos alunos que formam o grupo atual e que já passaram pelo próprio grupo também vão se apresentar. "Existe casais que se conheceram aqui neste grupo e estão juntos até hoje. Tem pais de alunos do atual grupo que também vão se apresentar no espetáculo especial deste sábado porque já fez parte deste mesmo grupo no passado", revelou o professor. Entre os homenageados na noite de festa da dança popular estão personalidades da cultura popular potiguar como: Dácio Galvão, Castelo Casado, Anna Maria Cascudo, Hilneth Correia, Sônia Santos, Carlos Sérgio Borges e Candinha Bezerra. O espetáculo 'Penso Cascudo, danço Ariano’ é baseado no penúltimo livro de Câmara Cascudo: 'História dos Nossos Gestos'.
*Fonte:www.tribunadonorte.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas