Professores farão curso de Braille

O Dia Nacional de Lutas de Pessoas com Deficiência será comemorado amanhã em Natal com a abertura de um curso para deficientes visuais matriculados nas escolas públicas do Rio Grande do Norte. A Secretaria Estadual de Educação, através da Subcoordenadoria de Ensino Especial(SUESP) promove, de segunda-feira até o próximo dia 25, no hotel Praia Mar, um curso de Introdução ao Sistema Braile para 60 professores da rede, sendo 30 da capital e 30 do interior.
De acordo com o subcoordenador de Educação Especial da Secretaria de Educação do Estado, Joiran Medeiros, o objetivo do curso é possibilitar o aprendizado do alfabeto e dos sinais braille, além de desenvolver a habilidade de leitura e da escrita, contribuindo para a compreensão e assimilação de técnicas e procedimentos relacionados ao uso do sistema braille. A intenção da Secretaria de Educação do Estado é capacitar professores de Sala de Recursos Multifuncionais, de salas regulares e centros de educação especial do estado, nas áreas de deficiência visual - Braille/Código Matemático e Deficiência Intelectual.
O conteúdo abordará a história do sistema Braille, técnicas de leitura e escrita, conhecimentos básicos sobre a simbologia e sua aplicação, além de focalizar experiências bem-sucedidas de inclusão escolar e social de crianças e adultos portadores de deficiência visual.
O curso é uma ação do PAR (plano de Ações Articuladas) que abriga o programa de formação continuada do professor de educação especial. O critério básico para escolha dos professores que vão participar do curso é ter aluno com deficiência visual.
*Fonte:http://www.diariodenatal.com.br/2009/09/18/cidades8_0.php

Comentários

Postagens mais visitadas