Festa do Vaqueiro em Acari esquenta turismo de eventos

Para quem deseja conhecer as raízes do Seridó, além de acompanhar um turismo de evento, a grande pedida acontecerá no próximo final de semana, em Acari, quando diferentes eventos que têm a participação direta do nosso vaqueiro estarão acontecendo. No domingo tem a "Pega de Boi no Mato" no meio da caatinga com os vaqueiros encourados se embrenhando no mato em cima dos seus cavalos ligeiros para pegar o boi, enfrentando espinhos de juremas e touceiras de xiquexique, demonstrando coragem e valentia, Ela é promovida pela Fazenda Pitombeira, com o objetivo de preservar a memória do sertanejo, reconhecendo a bravura e a importância do vaqueiro e para manter viva uma tradição nordestina. Na programação também destaque para o "Encontro de Vaqueiros da Ribeira do Acari", a "Corrida de Jumentos", e a "Missa do Vaqueiro", celebrada no sítio Bico da Arara - Município de Acari - RN, que abre as festividades no dia 31, às 17h30.

A pega de Boi no Mato é uma grande festa que acontece durante o domingo inteiro, reúne um público de mais de 2.000 espectadores e 300 vaqueiros, vindos de toda a região do Seridó e de algumas cidades da Paraíba. Não há cobrança de taxa para fazer inscrição. A premiação é feita com troféus e dinheiro.

Água, estábulo para cavalos, currais para o gado, ração animal, alimentação para os vaqueiros e os voluntários que trabalham durante o evento, além de outros detalhes como carro de som, tratadores, veterinário, banheiros públicos, estrutura de bar, forró pé de serra, barracas, repentistas e aboiadores que, fazem parte da infra-estrutura para que o evento aconteça.

*Fonte:www.destinodosol.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas