SBPC em Natal/RN, confirmam os nomes de Zeca Baleiro, Tom Zé e Marina Elali

"Tem hora que a gente se pergunta, por que não se junta tudo numa coisa só?". A pergunta do líder da trupe do Teatro Mágico, Fernando Anitelli na composição O Tudo é uma Coisa Só é respondida pela organização da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que aporta na capital potiguar pela segunda vez. A ideia da junção, praticidade, união é posta em prática durante o evento. Conferências, apresentações de trabalhos científicos, simpósios, mesas redondas, encontros e mini-cursos fazem parte da programação cientifica da reunião, além de uma programação cultural e artística diversificada. Tudo em um mesmo espaço e unidos em um mesmo propósito.

A única divisão está na temática. A 62ª reunião anual da SBPC estará subdividida em quatro eventos: a SBPC Jovem, a Expociência, a SBPC Científica e a mais badalada SBPC Cultural. Esta última é a única dotada de palco. É a única a receber Tom Zé e suas poéticas-variantes, ou o grave-poético de Zeca Balero e a pegada popular de Marina Elali. E por que não se junta tudo numa coisa só? Pois estão inseridas ainda na programação da SBPC Cultural, módulos como Cenários Culturais, Labirinto da Cultura, Mosaico, Prosa Poética e diversos outros espaços ocupados, prioritariamente, por projetos culturais consolidados e de benefício à sociedade potiguar.

Alguns desses projetos que poderão compor a programação, são o Circo da Luz; o MPBeco, com a Feira Mix e exposição fotográfica; a feira de sebo inserida na ação Prosa Poética - que receberá a Nau Catarineta de Canguaretama; e o Buraco da Catita, que ocupará a praça de alimentação, já denominada Praça do Choro. "Levantaremos a bandeira da proposta cultural da Radio Universitária 88,9, com o Projeto Musica Potiguar Brasileira, que receberá no palco do Mosaico Cultural (Anfiteatro do Campus) alguns nomes do cenário local que representará esta proposta", adiantou a produtora do evento, Yanna Medeiros.

A SBPC Cultural estará distribuída em vários espaços. O Centro de Convivência abrigaráa Praça do Choro. O estacionamento da Reitoria receberá as ações Labirinto Cultural e Cenários Culturais. Em frente a Comunica/TVU o evento apresenta a Prosa Poética e, compondo o seu cenário, a Nau Catarineta e a Associação da Feira de Sebo do Beco da Lama. No Anfiteatro do NAC - espaço novo, dirigido às apresentações de grupos artísticos - vai ter a Cientec Cultural, com a Mostra de Dança, Corais e Música de Câmera e o Circo da Luz, inserido no contexto do Mosaico Cultural.

O evento - um dos mais importantes momentos de discussão e divulgação da produção científica brasileira - será realizado entre os dias 25 e 30 de julho. O tema central deste ano é Ciências do Mar: Herança para o Futuro. A expectativa dos organizadores é de que 30 mil pessoas visitem a SBPC ao dia. O secretário executivo do Ministério da Educação, Henrique Paim, informou em reunião com a deputada federal Fátima Bezerra e o reitor da UFRN, Ivonildo Rego, da liberação de R$ 4 milhões pelo MEC para a realização do evento.

Inscrições

O período de inscrições da SBPC Cultural para artistas, grupos, autores e demais envolvidos com atividades culturais da cidade continua até 30 de maio no site do Núcleo de Arte e Cultura da UFRN.

Natal Cidade Memória

A mostra Natal Cidade Memória retrata uma Natal de ontem e hoje, organizada pela Semurb e que será inserida na ação Cenário Culiturais. Esta ação tem como proposta divulgar a cidade do Natal, recebendo exposição, abrindo diálogos em profissionais da produção artística entre outros.

SAIBA MAIS

A SBPC foi criada em 1948 quando um grupo de cientistas decidiu fundar, no Brasil, uma Sociedade para o Progresso da Ciência inspirados em modelos já existentes em outros países. Trata-se de uma entidade sem fins lucrativos voltada, sobretudo, para o desenvolvimento científico e tecnológico do país. Natal já sediou uma edição e agora se prepara para ser a casa de mais um evento.

Por Sérgio Vilar, do Diário de Natal

http://www.dnonline.com.br/ver_noticia/40629/

Comentários

  1. Parabéns, continue assim absolutamente moderno!

    ResponderExcluir
  2. SOBRE A SBPC, ESTÃO DE PARABENS PELA ESCOLHA EM NATAL DIANTE DE TANTAS RIQUEZAS QUE TEM O NOSSO RN E UMA FORMA DE APRESENTARMOS E NOSSA CIDADE LINDA COMO SÓ ELA É.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas