JOAQUIMTUR NO PARQUE DAS DUNAS - 2º MAIOR PARQUE NACIONAL DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL DO BRASIL

O Parque Estadual Dunas de Natal “Jornalista Luiz Maria Alves” foi criado através do Decreto Estadual nº 7.237 de 22/11/1977, sendo a primeira Unidade de Conservação Ambiental implantada no Estado do Rio Grande do Norte, possui 1.172 hectares de mata nativa, sendo parte integrante da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica Brasileira e exerce uma grande importância para a qualidade de vida da população da Cidade do Natal. Trilhas Interpretativas

Existem três trilhas no Parque das Dunas, duas delas cortam o Parque no sentido oeste-leste, saindo do Bosque dos Namorados e chegando até um mirante na Via Costeira, a outra trilha que é destinada à crianças e adultos sedentários, passa por um curto trecho da mata e retorna ao Bosque.

O visitante que participa das Trilhas tem a oportunidade, com a ajuda de guias especializados e do policial ambiental, de conhecer de perto toda a grandiosidade do ecossistema dunar, geologia, a fauna e a flora do Parque, além dos atributos importantes para a nossa qualidade de vida (água, ar, clima).

Esse turismo ecológico é uma das formas mais inteligentes de utilização do Parque, que reverte benefícios para a população da cidade, promovendo com isso a conscientização ambiental no visitante e ao mesmo tempo não agride o ecossistema da região. São as seguintes Trilhas:

1 - Trilha Peroba: recomendada para Adolescentes e Adultos.

Extensão - 2.400 metros (ida e volta) Tempo de percurso - 1:30 horas Final da trilha – Mirante, onde se vê a Via Costeira, com uma bela vista do Morro do Careca e do mar. Número de pessoas por trilha - 25 pessoas, no máximo.

2. - Trilha Ubaia- Doce: recomendada para pessoas bem preparadas fisicamente.

Extensão - 4.400 metros (ida e volta) Tempo de percurso - 2:30 horas Final da trilha – Mirante, onde se vê a Via Costeira, com uma bela visão do Morro do Careca e do mar. Número de pessoas por trilhas - 20 pessoas, no máximo..

3 - Trilha Perobinha: recomendada para crianças a partir de 05 anos de idade e adultos sedentários.

Extensão - 800 metros, (atalho da Trilha Peroba). Tempo de percurso - 40 minutos Número de pessoas por trilha - 15 crianças ou 25 adultos.

:: Recomendações Úteis para Trilhar

- Usar roupas leves e confortáveis; - Usar calçados tipo tênis ou botas; - Levar cantil com água; - Utilizar chapéu ou boné para se proteger do sol; - Não colher flores, frutas, sementes, ramos, mudas, lenha ou troncos; - Não escrever, desenhar ou danificar as árvores do Parque; - Não mascar folhas, frutos, sementes, raízes ou cogumelos desconhecidos. - Evita incêndios, apagando cigarros e charutos antes de descartá-los; - Não entrar no parque com armas, explosivos, faca, facão, machado, tinta, spray ou similares; - Jogar seu lixo nas lixeiras, seguir os painéis informativos e obedecer às instruções dos funcionários do Parque.

Comentários

Postagens mais visitadas