quarta-feira, 22 de junho de 2011

Natal tem Forró da Gente e São João de Ponta Negra com pé no chão

As festividades juninas da Prefeitura do Natal foram abertas oficialmente na noite desta segunda-feira , com o Natal Forró da Gente, organizado pela Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), com apresentações culturais no tradicional Ponto Sete em Ponta Negra e na avenida Paraíba na Cidade da Esperança. Todos os eventos têm entrada gratuita para o público.

Na zona Sul (Ponta Negra), se apresentou a partir das 19h a banda Forró das Brenhas, seguido de Roberto do Acordeon e encerrando a noite, a partir das 22h30, Guto Forró Universitário, animando o público.

Na zona Oeste (Cidade da Esperança), a animação começou também às 19h, com a apresentação da Orquestra Sanfônica, junto com a cantora Dodora. Neste mesmo local, a partir das 21h, a grande atração da noite foi o cantor e compositor Dorgival Dantas, com o melhor do forró, que nesta terça-feira (21), se apresenta no Ponto Sete a partir das 21h30.

No próxima sexta-feira (24) será realizado o Cortejo Junino, com os Pirilampos, forró pé de serra, bonecos, quadrilhas cômicas, grupos folclóricos, pernas de pau. A concentração acontecerá na praça de Ponta Negra, seguindo pela avenida Ponta Negra e encerrando no Ponto Sete, quando acontece a segunda eliminatória do festival de música regional Forraço, além da apresentação de quadrilha junina improvisada.

Zona Norte

A partir do próximo dia 28 de junho, se estendendo até 3 de julho, o Natal Forró da Gente, acampa no estacionamento do Ginásio Nélio Dias, zona Norte de Natal. Nesta noite, a grande atração será o cantor e compositor Waldonys, que mostrará ao público seus grandes sucessos, junto com a final do festival de música regional Forraço.

Durante os demais dias do evento ocorrerão apresentações musicais de forrozeiros, bandas de forró, grupos pé de serra, quadrilhas estilizadas, matutas e irreverentes, entre os quais As Carolinas, As Nordestinas, Naldinho Ribeiro, Forró na Manha, além do cantor Rodolfo Amaral.

"Me perdi, mas tô me achando" é o mote do arraiá que tomou conta da região que passou a ser conhecida como Alto de Ponta Negra - cujo epicentro junino é a rua Senador Teotônio Vilela (entre o Taverna Pub/Albergue Lua Cheia e o Rastapé Forró).
Júnior SantosMovimentada rua senador Teotônio Vilela ganha clima juninoMovimentada rua senador Teotônio Vilela ganha clima junino
Desde a noite de ontem, o lugar foi fechado para o trânsito e abriga barracas de comidas e bebidas típicas, trios de sanfoneiros e quadrilhas, entre as estilizadas do bairro e as matutas, formadas por moradores do bairro. Para aumentar o clima junino e reforçar a intenção de propor uma festa sustentável, toda a decoração foi toda confeccionada com material reciclado. O evento segue até dia 24 de junho, sempre das 19h às 23h, com apoio do Conselho Comunitário, da Associação de Moradores de Ponta Negra e dos empresários locais. "Nossa intenção é valorizar a identidade cultural ao unir símbolos históricos dos festejos juninos com as iniciativas que estão se consolidando na comunidade", disse Mary Stella da Costa Bezerril, que assina a coordenação do evento ao lado do produtor cultural Chico Alves e de Clênio Sarmento. "Queremos estimular a formação de novos grupos, oferecer opções tanto de renda aos participantes como de lazer aos visitantes", acrescenta. Além dos grupos de Ponta Negra, o Arraiá do Alto também receberá visita da quadrilha da Escola Municipal Professora Almerinda Bezerra Furtado, dos Guarapes. "Essa quadrilha desenvolve um projeto ligado à Unesco, e trabalha as tradições de forma abrangente, desde o figurino até a gastronomia, seguindo métodos pedagógicos que envolvem atividades teóricas e práticas. Esse é apenas o primeiro ano, e esperamos repetir nos próximos", planeja. O evento conta com patrocínio da Pitú, e apoio da Coca-Cola Zero, Abrasel, Fundação José Augusto e Prefeitura do Natal.
"Agora é só ajeitar a roupa matuta, pega seu par e forrozar à noite toda!!!, e Viva São João!!!, São Pedro e todos os santos forrozeiros!!!" Joaquim Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário