JOAQUIMTUR DIZ: Viva N.S da CONCEIÇÃO!!!

Sincretismo

Durante o período da Escravatura no Brasil, nas senzalas, para poderem cultuar os seus Orixás, Inkices e Voduns, os negros foram obrigados a usar como camuflagem altares com as imagens de santos católicos, cujas características melhor correspondiam às suas Divindades Africanas, e por baixo desses altares escondiam os assentamentos dos Orixás, dando assim origem ao chamado Sincretismo. Mesmo usando imagens e crucifixos, os seus cultos e rituais inspiravam perseguições por parte das autoridades e pela Igreja, que viam o Candomblé como paganismo e bruxaria.

Sabe-se hoje, segundo alguns pesquisadores, que este sincretismo já teria começado em África, induzido pelos próprios missionários para facilitar a conversão dos indígenas.

Depois da libertação dos escravos, começaram então a surgir as primeiras casas de Candomblé, e é um facto que o Candomblé durante os séculos tenha incorporado muitos elementos do Cristianismo. Crucifixos e imagens eram exibidos nos templos, os Orixás eram frequentemente identificados com Santos Católicos, e algumas casas de Candomblé também incorporam entidades Caboclos, que eram consideradas pagans, como os Orixás.

No entanto, nos últimos anos, tem aumentado um movimento “fundamentalista” em algumas casas de Candomblé, que rejeitam o sincretismo com os elementos Cristãos e procuram recriar o candomblé “mais puro”, baseado exclusivamente nos elementos Africanos.

Em todo o caso, porque esta tendência ainda subsiste, e também para que se perceba a lógica do Sincretismo, abaixo encontra o quadro que o ilustra, em relação aos principais Orixás cultuados no Candomblé.

Conhecendo as característica e atributos de cada Orixá, e conhecendo também os santos católicos, facilmente perceberá as razões que levaram ao Sincretismo ou correspondência de cada Orixá com um determinado santo católico.

Datas comemorativas dos Orixás e Sincretismo

Dias

Orixá

Sincretismo

15/01

Oxalá

Jesus Cristo

20/01

Oxóssi

São Sebastião

02/02

Iemanjá

Nossa Senhora dos Navegantes/Nossa Senhora da Conceição

19/04

Logun Edé

Santo Expedito

23/04

18/06

Ogum

São Jorge/Santo Antônio

30/05

Obá

Santa Joana d’Arc

13/06

Exú

Santo António

24/06

Xangô

São João Baptista

26/07

Nanã

Sant’Ana

24/08

Oxumaré

São Bartolomeu

27/09

Ibeji

Santos Cosme e Damião

05/10

Ossaim

São Roque

02/11

Omulú

São Lázaro

04/12

Iansã

Santa Bárbara

08/12

Oxum

Nossa Senhora das Candeias/

Nossa Senhora da Conceição

13/12

Ewá

Santa Luzia

Comentários

Postagens mais visitadas